img/logo.jpg

Consultar saldo FGTS online e por mensagem de texto

Você trabalhador registrado tem direito ao FGTS, veja aqui como consultar saldo do FGTS pela internet, celular ou mensagem de texto e como cadastrar sua senha de internet pelo site da Caixa.


FGTS é a sigla para Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, um direito trabalhista previsto em contratos do tipo CLT e que corresponde a um valor de 8% do salário. Esse valor é depositado pelo empregador em uma conta em nome do trabalhador na Caixa Econômica Federal e pode ser usado para diversos financiamentos, inclusive da casa própria. Por isso, aprenda agora a como consultar o saldo FGTS de maneira prática.

 

img/consultar-saldo-fgts/consultar-saldo-fgts.jpg

 

Entre no site do FGTS

O primeiro passo é entrar no site exclusivamente destinado a informações sobre FGTS. Para isso, basta clicar em www.fgts.gov.br. A seguir, clique na área “Para o Trabalhador”, pois é lá que você irá consultar o saldo FGTS.

Após clicar na área destinada para o trabalhador clique em “Serviços On-line”. Essa área fornece uma grande variedade de serviços para o trabalhador que deseja saber mais sobre o seu FGTS.

 

Escolha o tipo de extrato

A seguir, você deve decidir se deseja acessar o “Extrato”, “Extrato Completo” ou “Saldo do FGTS celular

Para a primeira opção, clique em EXTRATO FGTS.

 

Para a segunda opção, clique em EXTRATO COMPLETO DO FGTS.

 

Para a terceira opção, clique em SALDO FGTS.

 

As duas primeiras opções, entretanto, são bastante parecidas e você pode escolher a que mais te agradar. Serão mostrados os dados relacionados à conta vinculada e, normalmente, um histórico de 6 meses.

 

Insira os seus dados

Escolhido o tipo de extrato você será solicitado a informar os seus dados. Para a consulta será necessário que você insira o NIS (PIS/PASEP) e a senha internet. A senha internet é uma senha que deve ter sido cadastrada previamente por você e, portanto, se você não possuir basta clicar em “Cadastrar senha”.

 

Caso tenha esquecido, escolha a opção “Esqueci senha” e caso deseje trocar, opte por “Trocar senha”.

Após adicionar os dados corretamente clique em “Ok” e, em ambiente seguro, você será direcionado para o saldo do FGTS. No caso do saldo via celular basta fazer a mesma operação, mas acessando o site pelo seu celular.

 

Consultar saldo FGTS via mensagens no celular

Você também pode configurar a sua conta para receber mensagens de texto (SMS) no seu celular com informações das novas movimentações em sua conta.

Para isso, clique aqui e entre com o seu número de NIS (PIS/PASEP) e a senha internet para aderir ao serviço.

 

Após a sua adesão você receberá mensagens com todas as informações e saldo atualizado, além de receber o extrato em papel bimestralmente em sua casa.

Dessa forma, o FGTS é um direito do trabalhador e consultar saldo FGTS pode ser feito pelo computador, celular ou mesmo com o recebimento de mensagens de texto no celular.