img/logo.jpg

INSS aposentadoria consulta

Quer ficar por dentro de tudo sobre INSS aposentadoria e como fazer a consulta de INSS, confira o artigo que escrevemos sobre isso logo a baixo


Aposentadoria pelo INSS é um assunto que tira o sono de muita gente e que gera muitas dúvidas, já que nem todo mundo sabe exatamente o quanto deve trabalhar ou por quanto tempo deve contribuir para poder ter uma aposentadoria tranquila e confortável. Para tirar essas dúvidas, a INSS aposentadoria consulta é indispensável para que se tenha certeza do que precisa ser feito. Por isso, aprenda como fazer essa consulta e saiba exatamente sobre sua situação.

 

img/inss-aposentadoria-consulta/consultar-aposentadoria-inss.jpg

 

Consulta presencial em postos da Previdência


O jeito mais simples de realizar INSS aposentadoria consulta ainda é se dirigir a um ponto físico da Previdência Social. Nesses casos, a consulta deve ser feita pelo próprio beneficiário ou por uma pessoa por ele autorizada mediante procuração legal.


Nessa consulta é preciso fornecer documentos como CPF, carteira de identidade e principalmente a carteira de trabalho e carnês da Previdência para comprovar os anos de trabalho e contribuição. Nessa análise, serão indicados quantos anos de contribuição faltam para que a pessoa possa se aposentar em relação a cada método e também qual será o valor do benefício – proventos integrais ou proporcionais.


Atualmente ainda não é possível consultar online quanto tempo falta para a aposentadoria, por exemplo, já que muitas vezes é preciso realizar cálculos de proporcionalidade que são feitos diretamente nas agências.


Para localizar uma agência da Previdência Social mais perto de você, acesse o link Localizar agência INSS e informe seu CEP para saber quais são os endereços mais próximos de você.

 

img/inss-aposentadoria-consulta/consultar-aposentadoria-inss-na-agencia.jpg

 


Consulta da situação do benefício

A INSS aposentadoria consulta também pode ser feita em relação à situação do benefício, ou seja, após a solicitação do benefício. Nesse caso, você deve clicar no link Fazer consulta de benefício para ir à região do site da Previdência referente a essa consulta.


Para consultar a situação do beneficiário você deverá informar o número do benefício, sem qualquer caractere especial e também dados do beneficiário, como data de nascimento, nome e CPF do beneficiário.
Após a digitação de um código de confirmação, você será redirecionado para uma página com todas as informações da situação do beneficiário.

 

img/inss-aposentadoria-consulta/consultar-inss-online.jpg

 


Consulta de revisão do benefício

Quem solicitou a revisão do benefício concedido pela aposentadoria do INSS também pode fazer uma consulta online e basta clicar aqui Fazer revisão. Nessa página você poderá agendar uma revisão de benefício ou consultar a situação atual do pedido. Ao escolher a opção desejada e digitar o código de confirmação você será redirecionado para uma página na qual deverá fornecer informações como nome completo, data de nascimento, documento de identificação e número. Com isso, você terá um parecer sobre o andamento do pedido.

 

Para a INSS aposentadoria consulta você precisará entrar no site da Previdência referente à situação do benefício ou ao pedido de revisão ou então se dirigir a um posto físico da Previdência Social para que você possa saber com precisão quanto tempo falta para que você possa se aposentar.